Refletir

refletir

O medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo. Pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, depressão, pânico, etc. Medo é uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo.

Segundo alguns teólogos, existem na Bíblia 365 vezes a palavra “Não temas” ou sua semelhança, uma para cada dia do ano. Jesus, por diversas vezes, falou para seus discípulos a expressão: “Não temas”. O medo tem provocado muitos males ao homem; pessoas perderam muitas oportunidades em suas vidas por causa do medo, outras engessaram seus sonhos por causa dele. Então, o que devemos fazer para enfrentá-lo? Se algo nos assusta ou nos faz medo, é porque entendemos que “aquilo” é maior que nossas forças e nos dá um sentimento precoce de derrota! Então o que fazer? Você se lembra de Davi na frente do Golias? Pois esta é uma das situações que ilustra uma perspectiva de derrota ou vitória, quem vencerá a coragem ou o medo? Se entendermos que Deus é maior que todas as coisas, e que Esse Deus é o dono de nossas vidas, o medo será uma coisa pequena e insignificante. Ele diz assim para você: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”. Isaías 41.10. Era essa a confiança de Davi, ele não via o medo, ele via Deus derrotando o gigante!

Pequenos gestos e pequenas ações geram grandes resultados na vida das pessoas.
Se amássemos as pessoas sem preconceitos; se víssemos nossos semelhantes através dos olhos de Cristo, sem dúvidas nossa vida seria muito melhor. Se ajudássemos sem ter perspectiva de algo em troca, socorrendo aos feridos, sem esperamos que eles gritassem por socorro. Dormiríamos mais felizes. Se cada dia pudéssemos dar um sorriso a uma pessoa, pois não nos custa nada, receberíamos o mesmo em troca. Tudo o que não quero de mau para mim, não deveria desejar ao meu próximo. Atitudes corretas são simples mas machuca o ego, humilha a vaidade e destrona a arrogância… por isso, às vezes é difícil de praticar atitudes corretas. Mas se nos esforçarmos veremos que a vida será favorável a nós e aos que nos cercam. Uma boa noite para todos!

A psicologia chama esse tipo de doença de “Psicossomáticas” porque elas são geradas na alma e faz transparecer no copro (gr.soma).
Alguns motivos que geram esse tipo de transtornos são:
Mágoas velhas, guardadas não se sabe pra que.
Falta de perdão do tipo “morro mas não perdoo”.
Angústias profundas, de fracassos do passado.
Inveja doentia de alguém.
Soberba e arrogância misturado com prepotência.
Sentimento de culpa.
Intolerância etc.
Como a alma não consegue suportar tanta pressão ao mesmo tempo, ela libera para o corpo em forma de “me ajude” e o corpo gera doenças não diagnosticáveis.
entre estas doenças psicossomáticas estão:
A depressão;
Choros sem motivos;
Falta de ar;
Dores de cabeças;
Perda do apetite;
Falta de Humor;
Tristezas constantes;
Insônia;
Dores no corpo sem motivos etc.
O interessante é que é muito fácil evitar tantos problemas como estes praticando simples ações, veja:
Perdoando a quem nos ofendeu.
Amando sem hipocrisia.
Reconhecendo que está errado (a).
Cantando hinos de adoração.
Não levando para cama problemas mau resolvidos.
Sorrir de si mesmo.
Ajudando as pessoas no que estiver ao seu alcance.
Fazendo outros felizes com a nossa felicidade.
Relaxando e vivendo a vida intensamente.
Se você quiser começar uma vida sem doenças na alma, compartilhe com as pessoas esta humilde mensagem, é simples, mas nas coisas simples é onde estar Deus.

Jesus era um homem simples.
Ele mesmo era a própria humildade.
Suas palavras produziam vida, aliviava o peso do oprimido.
Compreendia as pessoas com todos os seus problemas.
Não vendia cura, não cobrava Seus milagres.
Não exigia presentes em troca de Suas bençãos.
Não promovia o sensacionalismo, suas palavras eram simples e profundas.
Nunca ofendeu Seus semelhantes com palavras ferinas.
Olhava as pessoas com compaixão, chorava com elas suas dores e muitas vezes, devolvia a vida de pessoas que já estavam mortas, para trazer de volta a alegria dos seus ente queridos.
Ele era assim, simples como uma criança que não guarda rancor em seu coração.
Vivia para as pessoas, se importava com elas.
Nunca pensou em fazer show para engradecer Seu nome.
O único holofote que Lhe clareava, era Sua própria glória de amor e compaixão.
Querendo abraçar todos os cansados e oprimidos, abre Seus braços e diz com voz meiga e doce: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei…”.
Amava ver as pessoas repousar em seus ombros como ovelhas procurando abrigo seguro.
Em determinados momentos, Ele queria ser a própria água para dessedentar o sedento, o próprio pão para os alimentar e matar sua fome…
Ele era demais, crianças O cercavam para simplesmente tocá-Lo e descansar em Seu colo.
Quando ouço alguns pregadores, promovendo-se através de Seu nome, sinto muita tristeza e digo: Esse homem não conhece meu Jesus… se conhecesse amaria como Ele amou, entregava-se como Ele se entregou, não queria nada em troca com Ele não quis e simplesmente dava-Lhe a glória devida ao Seu nome.

Será que todos os nossos desejos são concedidos pelo Senhor?
Você já fez alguma oração, que até hoje está sem resposta da parte de Deus?
Então medite nisso…
Deus tem várias formas de responder a sua oração.
uma delas é: Não.
Davi orou incessantemente por um filho que estava doente, e até jejuou, mas, o menino morreu.
Moisés orou pra entrar na terra de Canaã, mas Deus não permitiu ele entrar, e que ele se contentasse somente de olha-la de longe.
E, o que dizer de Paulo? orou por três vezes por um espinho na carne (enfermidade?) que lhe atormentava todos os dias, o qual lhe chamou de mensageiro de satanás, mas a resposta de Deus foi também não.
Quando Deus diz não para as suas petições, você fica decepcionado com Ele?
Ficamos chateados como qualquer criança que pede doces ao pai, e ele simplesmente nega. Ficamos “bicudo” tentando querer entender o porquê do não.
Entenda então algumas razões do “não” de Deus. Se Ele está dizendo “Não”, saiba de uma coisa, é para o seu bem. Sua soberania é que prevalece sempre.
Se Ele disse “não”, não há motivos de Lhe questionar, simplesmente devemos aceitar em silêncio Sua decisão. Mas, se de alguma forma rejeitarmos Sua decisão, o que fizermos de nossa própria vontade, ficará por nossa conta e risco! Para não corrermos este risco, digamos sempre “Seja feito a Tua vontade, assim na terra como no céu”.

“Dez reais”! Gritou uma pessoa entre a multidão.

– Dou-lhe uma… Dou-lhe duas…

“Vinte reais!”!…

Esse era o valor que estavam lançando sobre um violino empoeirado, em uma casa de leilões, até que entre a multidão, levantou-se um velho músico que tirara do seu bolso um lenço amarrotado e suavemente retirava do instrumento a poeira. Todos atônitos viram quando o velho músico acomodou o violino em seu obro e começou a tocar uma música clássica de tirar o fôlego dos ouvintes. A multidão, estupefata e boquiaberta começaram a falar: “Dez mil reais”! Outros ” Cinquenta” …Até que o velho instrumento fora adquirido por alguém disposto a pagar o mais alto preço.

Esse leilão faz-nos lembrar de nossa alma, empoeirada pelo pecado, sem nenhuma perspectiva de “valores morais” e espirituais. Até que um dia alguém tirou o lenço de ternura e nos purificou com Seu sangue, tocando nas nossas vidas desafinadas, fazendo-nos ser um instrumento de precioso valor em suas mãos diante de Deus. Alguém pagou um alto preço por você… permita-Lhe tocar em sua vida, seja um instrumento nas mãos do grande Autor da salvação, então você verá que valeu apena ser usado por alguém que sabe extrair de nós a melhor melodia dos acordes celestiais.

Ela disse: “Não acredito, depois de quatro dias em estado de decomposição ele voltar à vida, já cheira mal…”
Ele disse: “Se você acreditar, verás a glória de Deus”.

Há momentos em nossas vidas que só dá para acreditar quando vemos possibilidades, quando vemos lógica ou algo concreto. Com Jesus é diferente, você tem que crer para ver, e não ver para crer. Você tem que acreditar no inimaginável, pois vai acontecer quando todas as nossas expectativas esgotarem todos os limites das probabilidades.
Se Lázaro tivesse desmaiado, ou se tivesse simplesmente perdido a memória, talvez assim houvesse esperança…mas, não, ele estava morto e já há quatro dias… Ele (Jesus), com voz serena, disse para ela: “Teu irmão vai ressuscitar!” Você tem que acreditar primeiro nEle, não em possibilidades, Ele disse: “Eu Sou a ressurreição e a vida”. A confiança deve ser total em Deus, mesmo que não haja nenhuma possibilidade, pois, Ele vai além da medicina, suas realizações fogem à lógica e a racionalidade humana, por isso Ele é o que É, e operando Ele ninguém pode impedir. “Crês tu isto?”, foi a pergunta que Ele fez para Marta. Ele não está preocupado se você crer que o milagre vai acontecer, Ele quer saber se você crer que Ele pode fazer, primeiro devemos crer nEle, é isso que importa para Ele, pois se você crer nEle, o milagre é garantido!

Um dia, um jovem, encontra um homem chorando bem próximo a um circo e lhe pergunta: “Moço, porque você está chorando?” O homem com a voz embargada reponde: “Minha vida não tem sentido, sinto-me um derrotado e sem sucesso”. O moço com uma vontade de reerguer o deprimido diz-lhe: “Faça o seguinte, esta noite tem show neste circo, eu pagarei sua entrada para assistir o show comigo. Ai tem um palhaço que não deixa ninguém ficar triste por um segundo, ele é sensacional!” O homem, levanta sua cabeça com os olhos marejados de lágrimas e lhe diz: “O palhaço desse circo sou eu…” Quantas vezes fazemos pessoas sorrirem enquanto estamos chorando por dentro, quantas vezes pomos máscaras que não expressam nossos sentimentos verdadeiros… Não se engane, existem muitas pessoas que estão fazendo você sorrir somente para esconder suas próprias tristezas! Mas, há Um que sonda e conhece os nossos corações, e nos diz “Eu converterei a vossa tristeza em alegria”. Jesus.
No palco da solidão não existem plateia, aplausos, assobios e nem holofotes. No palco da solidão só existem dois expectadores: Deus e o inimigo de nossas almas. Davi “contracenou”, um dia, com um gigante chamado Golias, nesse dia, tinha uma grande plateia, dois exércitos assistiam a cena mais esperada do momento; quem morreria em lugar do seu exército? Davi, com habilidade divina, lança de sua funda uma pedra certeira na testa do gigante que o arremessa ao chão, vitória garantida… Espere! Outro palco estava sendo montado, nesse outro “espetáculo” não tinha plateia, não tinha gigante, o próprio gigante estava dentro de Davi, era o seu próprio eu…  Quem venceria essa guerra? Quem no final o aplaudiria? Deus ou o inimigo? Nesse “espetáculo” só um poderia vencer, sim, o homem segundo o coração de Deus, ele não O decepcionaria, mas sua habilidade não foi suficiente para vencer uma atração feminina, e, um descuido sem plateia foi suficiente para fazê-lo perder uma guerra espiritual. Jaz no chão o homem vencedor de gigantes. Mas a misericórdia de Deus o fez triunfar em meio ao seu fracasso, embora, Deus não encobriu seu pecado, e Davi pagou pelos seus erros. Vencer em meio à plateia instiga-nos a fé, viramos um gigante; agora, vencer quando estamos sozinhos é outra realidade… Alguns palcos serão montados no teatro de nossas vidas e, tenha certeza, não teremos plateia, só restará Deus, você e o seu inimigo. A decisão será sua, de quem você gostaria de ouvir os aplausos?

“Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais”. 1 Reis 19.4

Ele era um homem corajoso, fiel a Deus, um profeta respeitado… Desafiou 450 profetas de Baal, ordenou que não chovesse por três anos e meio e não choveu, enfim…Pediu para si a morte.

Todo ser humano tem o seu limite, Deus leva o homem ao seu limite para provar-lhe que a Sua misericórdia é a única saída para sua vida.

Mas, indo ele à caminho do deserto, o cansaço, o enfado e o sol causticante os obriga a parar e, já sem forças, sem água, sem suprimentos, invade-lhe uma angústia profunda e ele deita-se debaixo de um pé de zimbro como sendo sua única opção e diz: “Já basta, ó Senhor…”. Elias não percebeu que havia uma pé de zimbro lhe aguardando por vários anos, um pé de zimbro que nascera, quem sabe no mesmo dia em que Elias nasceu. Deus já havia preparado uma sombra, um repouso para o seu pior dia de vida.

É sempre assim, Deus sempre nos surpreende com coisas inimagináveis.

Hei! Deus tem preparado alguns pés de zimbro para socorrer-lhe nos momentos mais difíceis de sua vida. Além da sombra, Ele providencia pão e água para lhe dar forças para uma nova caminhada. A água representa o Espírito Santo nos impulsionando através do pão que é a Palavra de Deus. Lembre-se: Há sempre um pé de zimbro nos aguardando nos desertos da vida.

Colocaram Davi e Golias no ringue, Davi venceu!
Depois, Sansão lutou contra mil homens, não deu outra, Sansão venceu!
Então, a história mudou. Colocaram Davi contra Davi.
Sansão contra Dalila.
Não deu outra… perderam feio.
O verdadeiro lutador, está em constante luta contra si mesmo.
Vencer a nós mesmo é um dos maiores desafios.
Algumas vezes somos nocauteados…
Uma mentirinha ali, outra acolá.
Um “pequeno” ódio por alguém…
uma arrogância oculta dentro de nós, nos corroendo…
Um olhar malicioso, tendencioso…
E, de repente caímos ao chão.
Aproveite quem está caído e ponha a boca no pó, talvez assim haja esperança! A luta só está começando. E, quem estiver de pé olhe que não caia!
Quando você se torna vencedor de si mesmo, todos os exércitos de demônios tremerão e temerão diante de você!
Colocaram outro lutador no ringue, José contra José, dessa vez aconteceu algo inusitado… José fugiu! Há momentos na vida que precisamos fugir, correr pra escapar, mas, não importa se você vai lutar ou fugir, o que importa no reino espiritual é que você seja um vencedor!
Tenha uma bom dia, Lutador! Deus seja contigo!